Fígura

Conteúdos gratuítos

Muita gente me pergunta, Marilia, quando será que a escola vai mudar?

E respondo, quando as famílias se derem conta da realidade. Será que esse modelo de ensino, recheado de centenas de matérias de geografia, ciências e história, todas pensadas para um único objetivo, uma prova do Enem que seleciona apenas 11% dos alunos para a universidade pública, é realmente o melhor caminho para preparar nossos jovens para a vida?

Marília TeófiloMarília Teófilo
Leitura: 3 min
9/24/2025
Muita gente me pergunta, Marilia, quando será que a escola vai mudar?

Estamos exigindo deles uma maratona de decorebas, fórmulas e datas, muitas vezes desconectadas da realidade. Mas o mundo mudou, e os desafios que eles enfrentarão também. Não seria mais coerente se estivéssemos investindo tempo e energia no desenvolvimento do cognitivo, do raciocínio lógico, da resiliência, da capacidade de resolver problemas, da tomada de decisão?

E por que não dar o mesmo peso a habilidades que formam o ser humano por inteiro, como tecnologia, música, esporte, criatividade e inteligência emocional?

E se o jovem não conseguir uma vaga na universidade pública, nem uma vaga com FIES na particular, nem tiver o privilégio de estudar em uma escola federal que oferece um ensino profissionalizante e de fato coloca esse aluno no mercado de trabalho, como fazem os Institutos Federais, que na minha empresa mesmo formaram todos os desenvolvedores contratados, profissionais de cidades do interior altamente capacitados, que estudaram a vida toda em escolas públicas e garanto, bem mais preparados do que a maioria dos jovens de escolas privadas que tiveram acesso, no ensino médio, somente a conteúdos para o Enem?

O mercado de trabalho, e mais que isso, a vida, não premia quem apenas memoriza, ela exige quem sabe pensar, inovar e se adaptar. O que estamos esperando para reescrever esse roteiro e preparar nossos filhos para um futuro que já chegou?

Essa mudança está nas nossas mãos.

Você concorda comigo? Deixe seu comentário!

Marília Teófilo
sobre o autor:

Marília Teófilo | Mom Academy

Marilia Teofilo é mãe de cinco, Pedagoga, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia; Educação Especial e Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: Inclusão social e escolar. Formação em Neuroeducação e Altas Habilidades/Superdotação. Fundadora da Eduqhub. Escritora com 25 livros publicados.

Compatilhar

Assine agora gratuitamente e inicie sua jornada

  • Conteúdos Exclusivos
  • Mentorias e Treinamentos
  • Ferramentas e Avaliações Personalizadas
  • Comunidade e ofertas exclusivas