Aprender a ler e escrever não é privilégio: é um direito humano inegociável.
Não basta garantir matrícula: inclusão sem aprendizagem é apenas uma ilusão.

Nos últimos anos, o Brasil registrou um crescimento de 234% nas matrículas de crianças com deficiência na Educação Infantil (INEP, 2023).
Mas um dado alarmante: mais de 90% dos professores não têm formação em educação inclusiva (Todos pela Educação, 2022).
Isso significa que, embora tenhamos avançado em acesso, ainda estamos muito distantes de garantir a aprendizagem real dessas crianças.
Resultado: menos de 60% das crianças brasileiras conseguem se alfabetizar na idade certa (ANA/INEP, 2019) – e as que apresentam atrasos no desenvolvimento ou riscos de aprendizagem estão ainda mais vulneráveis ao fracasso escolar.
A verdade é que a lei de inclusão muitas vezes não é cumprida pelos municípios, e sem diagnóstico precoce, metodologia adequada e apoio ao professor, a escola continua reproduzindo exclusão (Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015).
💡 Eu acredito que isso pode mudar.
Com metodologias inclusivas baseadas em neurociência, materiais adequados e uso de tecnologia para rastreamento e diagnóstico precoce, podemos oferecer às crianças atípicas e em risco de aprendizagem a chance de se alfabetizarem na idade certa.
Esse é o meu compromisso: transformar a realidade da alfabetização inclusiva no Brasil, unindo educação e saúde, ciência e prática, tecnologia e formação de professores.
✨ E eu falo não só como pesquisadora, mas como mãe. Só quem vive na pele a dor de ver um filho ter dificuldade para se alfabetizar sabe o que isso significa.
Acredite: quando uma criança começa a ler, a vida dela muda de verdade. O cérebro se transforma, a autoestima floresce e um novo futuro se abre diante dela.
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📌 Referências citadas
INEP. Censo Escolar da Educação Básica, 2023.
Todos Pela Educação. Nota Técnica: Formação de Professores em Educação Inclusiva, 2022.
INEP. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), 2019.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência.